Célula Vermelha

Célula Vermelha
"Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera inteira!" CHE

Mobilização na Paulista

Mobilização na Paulista
Integrantes da Célula na mobilização da Paulista

Mobilização na Av. Paulista

Mobilização na Av. Paulista
Cerca de 40 mil professores da rede Estadual de ensino tomaram à Av. Paulista nesta sexta dia 12/03/2010

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Chávez coloca a Venezuela à disposição das tropas russas

Internacional
Chávez coloca a Venezuela à disposição das tropas russas
RTP Hugo Chávez volta a encontrar-se hoje com o Primeiro-Ministro José Sócrates

Hugo Chávez visitou a Rússia e fez uma revelação surpreendente. Se a Rússia quiser instalar armas ou homens em território venezuelano será recebido “em festa”.


Num momento em que as relações russo – americanas conhecem tempos de tensão – Estados Unidos a planearem instalar na Europa central um sistema de defesa anti-missil e os russos a responder ameaçando enviar bombardeiros estratégicos para Cuba, relembrando um pouco a crise dos mísseis em Outubro de 1962 que colocou o mundo à beira de uma guerra nuclear – a Venezuela coloca à disposição dos Russos o seu território.

O presidente venezuelano lembra que a Venezuela se encontra tão bem posicionada como Cuba.

Lembrando a capacidade da Rússia e da sua frota estar presente em qualquer parte do mundo, Chávez convidou-a a visitar as Caraíbas.

“Se as Forças Armadas russas quiserem estar na Venezuela serão recebidas calorosamente”, afirmou Hugo Chávez.

“Se algum dia uma frota russa chegar às Caraíbas içaremos bandeiras, tocaríamos tambores, e cantaríamos os hinos da Venezuela e da Rússia pois … seria a chegada de um aliado”, explicou Chávez.

O presidente venezuelano que visitou a Rússia, onde manteve conversações com o Presidente Medvedev e com o Primeiro-Ministro, Putin, teve a oportunidade de manter conversações sobre os sectores energéticos, industrial, financeiro, cientifica, tecnológico e da cooperação para a defesa.

Venezuela prepara-se para se defender do "Império maldito"

No plano militar, a Venezuela negoceia com a Rússia o fornecimento de aviões a jacto Ilyushin, submarinos a diesel, sistemas de defesa aérea TOR-M1 e possivelmente tanques.

“Concluímos que temos uma perfeita identidade de pontos de vista nas linhas gerais da nossa política externa”, declarou Chávez aos jornalistas.

“Pelo que graças à Rússia, graças a Putin e agora a Mdevedev e aos irmãos russos, a Venezuela iniciou um processo de fortalecimento da sua capacidade defensiva”, acrescentou o presidente sul-americano.

“Estamos a concluir o ciclo com os caça-bombardeiros Sukhoi 30 e agora estamos a trabalhar num dossier muito importante que é um sistema integral de defesa antiaérea de curto alcance de médio alcance e de longo alcance”, disse enfatizando a palavra longo como que a lembrar que o território norte-americano fica ali a pouca distância.

“Nós somos um país pacifista mas estamos ameaçados pelos Estados Unidos, estamos ameaçados por dentro e por fora. Os Estados Unidos têm um plano para invadir a Venezuela”, voltou a acusar Hugo Chávez, que justificou essa atitude norte-americana com “uma razão de peso”, que são as reservas de petróleo venezuelanas, as maiores reservas conhecidas do mundo.

Mantendo uma linha de pensamento que já vem sendo conhecida, Chávez acusa os EUA de “os Estados Unidos encheram o mundo de sangue e de dor”, mas vaticinou que “esse império maldito cairá este século, cairá porque tem os dias contados”.

Chávez em Portugal

O presidente venezuelano chega esta quarta-feira a Portugal para mais uma visita oficial.

Ao final da tarde será recebido em São Bento, pelo Primeiro-Ministro, José Sócrates.

Está prevista a assinatura de vários acordos bilaterais económicos, com especial incidência nos domínios das obras públicas, habitação e energia.

RTP
2008-07-23 09:27:56

Nenhum comentário: