Célula Vermelha

Célula Vermelha
"Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera inteira!" CHE

Mobilização na Paulista

Mobilização na Paulista
Integrantes da Célula na mobilização da Paulista

Mobilização na Av. Paulista

Mobilização na Av. Paulista
Cerca de 40 mil professores da rede Estadual de ensino tomaram à Av. Paulista nesta sexta dia 12/03/2010

sábado, 2 de agosto de 2008

Centenário de Salvador Allende: "Jamais me conformarei que a direita governe", diz filha


28/06/2008Centenário de Salvador Allende: "Jamais me conformarei que a direita governe", diz filha
subtitulo = '';
if (subtitulo.length > 2) { document.write (''+subtitulo+'') };
Manuel DélanoEm Santiago do ChileEleita parlamentar desde 1994 sem interrupções e presidente da Câmara dos Deputados em 2003-2004 - ela dedicou boa parte de sua vida para resgatar a memória de seu pai, Salvador Allende, desde que a seu pedido, em 1973, saiu do palácio de La Moneda, sede da presidência do Chile, quando este era atacado pelos militares e depois precisou partir para o exílio. Ela liderou as comemorações do centenário de nascimento de Salvador Allende e agradece o apoio da Espanha a essa comemoração.El País - Allende está vivo na consciência dos chilenos?Isabel Allende - Mais vivo que nunca e não só na consciência dos chilenos. Ele é uma referência universal. Estou chegando da China e do Vietnã, onde lhe prestaram homenagens, como na Austrália, Nova Zelândia, Canadá, Suíça, na França, em muitas comunas. Haverá cerimônias em Cuba, Brasil, Argentina, Uruguai, Peru, Dinamarca, Suécia, Itália, Alemanha, Áustria. Poucas vezes se viu um fenômeno como esse.
CENTENÁRIO

Exposição em Santiago do Chile homenageia Salvador Allende
COMUNISTAS E EX-INIMIGOS
'DIREITA NO PODER JAMAIS'EP - O que da mensagem de seu pai ainda está atual no século 21?Allende - Em cada rincão do mundo, mas em especial na América Latina, que é a região onde há mais desigualdade no planeta - não a mais pobre - com alta concentração de renda, enormes injustiças e muita discriminação, nos locais onde se pense em terminar com essas injustiças com o desenvolvimento material, humano e intelectual e onde se vise a igualdade de condições, a mensagem de Allende vive. Ele dedicou sua vida para melhorar as condições de seu povo, lutar pelos que tinham menos e tornar o país mais justo. Se no Chile se fará até julho uma reforma que dará uma pensão solidária aos mais pobres é porque Allende nacionalizou o cobre em 1971. É a visão de um homem que pensou que a riqueza mais importante do país deveria ir para o conjunto da população e não para mãos privadas como tem sido até o momento.EP - Estão abertas as "grandes alamedas" às quais se referiu Allende em seu último discurso? Allende - Conseguimos recuperar a democracia e temos quatro governos seguidos da "Concertación". Foram feitas políticas muito focalizadas que nos permitiram corrigir uma parte dessas enormes desigualdades. Temos tido êxitos na redução da pobreza, mas persistem grandes desigualdades e devemos melhorar a qualidade dos serviços, conseguir que os chilenos tenham melhores moradias, saúde, educação e proteção social. Abriram-se as alamedas com a recuperação da liberdade e da democracia e em parte, a justiça, mas a justiça social ainda está pendente para o futuro.EP - As pesquisas para a sucessão presidencial dão vantagem à direita. Allende - Tivemos quatro governos, há desgaste e se a "Concertación" não é capaz de se renovar e apresentar propostas atraentes ao país, se corre um sério risco. Para mim seria dramático: jamais me conformarei com um governo da direita. Essa direita, que hoje está dentro do jogo democrático, é a mesma que incentivou e acompanhou o golpe militar, esteve na ditadura e jamais foi capaz de passar por uma autocrítica profunda. É a mesma direita que não permite a pílula do dia seguinte, que em um momento esteve contra o divórcio e que durante anos foi cúmplice e silenciou sobre as violações aos direitos humanos. O país deve julgar: será o mesmo se governar essa direita ou a "Concertación"? Nós cometemos erros, é bem possível, faltam coisas, mas sou otimista e creio que o povo voltará a nos apoiar. Tradução: Claudia Dall'Antonia
Visite o site do El País


Últimas Palavras à Nação(1*)
Salvador Allende Gossens

Ouça a
Gravação
Original
mp3
1485 KB

11 de setembro de 1973

--------------------------------------------------------------------------------

Fonte: CECAC - Centro Cultural Antônio Carlos de Carvalho.
Tradução: M. H.
HTML: Fernando A. S. Araújo, Junho 2008.


--------------------------------------------------------------------------------

Seguramente, esta será a última oportunidade em que poderei dirigir-me a vocês. A Força Aérea bombardeou as antenas da Rádio Magallanes. Minhas palavras não têm amargura, mas decepção. Que sejam elas um castigo moral para quem traiu seu juramento: soldados do Chile, comandantes-em-chefe titulares, o almirante Merino, que se autodesignou comandante da Armada, e o senhor Mendoza, general rastejante que ainda ontem manifestara sua fidelidade e lealdade ao Governo, e que também se autodenominou diretor geral dos carabineros.

Diante destes fatos só me cabe dizer aos trabalhadores:

Não vou renunciar!

Colocado numa encruzilhada histórica, pagarei com minha vida a lealdade ao povo. E lhes digo que tenho a certeza de que a semente que entregamos à consciência digna de milhares e milhares de chilenos, não poderá ser ceifada definitivamente. [Eles] têm a força, poderão nos avassalar, mas não se detém os processos sociais nem com o crime nem com a força. A história é nossa e a fazem os povos.

Trabalhadores de minha Pátria: quero agradecer-lhes a lealdade que sempre tiveram, a confiança que depositaram em um homem que foi apenas intérprete de grandes anseios de justiça, que empenhou sua palavra em que respeitaria a Constituição e a lei, e assim o fez.

Neste momento definitivo, o último em que eu poderei dirigir-me a vocês, quero que aproveitem a lição: o capital estrangeiro, o imperialismo, unidos à reação criaram o clima para que as Forças Armadas rompessem sua tradição, que lhes ensinara o general Schneider e reafirmara o comandante Araya, vítimas do mesmo setor social que hoje estará esperando com as mãos livres, reconquistar o poder para seguir defendendo seus lucros e seus privilégios.

Dirijo-me a vocês, sobretudo à mulher simples de nossa terra, à camponesa que nos acreditou, à mãe que soube de nossa preocupação com as crianças.

Dirijo-me aos profissionais da Pátria, aos profissionais patriotas que continuaram trabalhando contra a sedição auspiciada pelas associações profissionais, associações classistas que também defenderam os lucros de uma sociedade capitalista.

Dirijo-me à juventude, àqueles que cantaram e deram sua alegria e seu espírito de luta.

Dirijo-me ao homem do Chile, ao operário, ao camponês, ao intelectual, àqueles que serão perseguidos, porque em nosso país o fascismo está há tempos presente; nos atentados terroristas, explodindo as pontes, cortando as vias férreas, destruindo os oleodutos e os gasodutos, frente ao silêncio daqueles que tinham a obrigação de agir. Estavam comprometidos. A historia os julgará.

Seguramente a Rádio Magallanes será calada e o metal tranqüilo de minha voz não chegará mais a vocês. Não importa. Vocês continuarão a ouvi-la. Sempre estarei junto a vocês. Pelo menos minha lembrança será a de um homem digno que foi leal à Pátria. O povo deve defender-se, mas não se sacrificar. O povo não deve se deixar arrasar nem tranqüilizar, mas tampouco pode humilhar-se.

Trabalhadores de minha Pátria, tenho fé no Chile e seu destino.

Superarão outros homens este momento cinzento e amargo em que a traição pretende impor-se.

Saibam que, antes do que se pensa, de novo se abrirão as grandes alamedas por onde passará o homem livre, para construir uma sociedade melhor.

Viva o Chile!

Viva o povo!

Viva os trabalhadores!

Estas são minhas últimas palavras e tenho a certeza de que meu sacrifício não será em vão. Tenho a certeza de que, pelo menos, será uma lição moral que castigará a perfídia, a covardia e a traição.

Nenhum comentário: